top of page

36. Quais são os requisitos para o médium participar das sessões mediúnicas em instituições espíritas?

A política de ingresso às reuniões mediúnicas é variável de acordo com cada instituição espiritista. Porém, o que quase todas apresentam em comum é o estudo teórico necessário antes mesmo do início da parte prática. Portanto, ninguém deve ser encaminhado para as salas mediúnicas sem antes passar por um estudo teórico mais aprofundado, ou muito menos, pessoas que estejam enfrentando um processo obsessivo ou em completo desajuste psíquico. Nesses casos, antes de quaisquer exercícios medianímicos, deve haver o socorro e o amparo a essas pessoas, para somente depois, caso desejem e apresentem condições psíquicas e emocionais , encaminhá-las aos grupos de estudos mediúnicos. 

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
Como é estruturado o curso de educação mediúnica nas casas espíritas?

Nos centros espíritas, geralmente o modelo de estudo a ser seguido é chamado de GEM (Grupo de Estudos Mediúnicos), podendo haver outras nomenclaturas de acordo com cada instituição, porém, o objetivo é o mesmo.


Os livros ofertados pela FEB Editora, a exemplo dos volumes Mediunidade: Estudo e Prática, frequentemente servem de suporte para estes estudos. Outros livros e apostilas também podem ser utilizados, não havendo obrigatoriedade em seguir o material disponibilizado pela Federação Espírita Brasileira (FEB).



QUANTO TEMPO, EM MÉDIA, DURA O CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA?


Os cursos de educação mediúnica costumam ter duração de dois anos, variando entre teoria e prática. O estudante do grupo de educação mediúnica contempla por volta de seis meses um roteiro teórico sobre espiritismo e mediunidade, e somente aos poucos, através de exercícios curtos de meditação, mentalização, harmonização, irradiação e percepções espirituais, vai aderindo e se habituando com a parte prática da mediunidade.


O primeiro ano de estudo é voltado, em sua maioria, para a parte teórica, sendo, em média, 70% teoria e 30% prática. Já no segundo ano, a proporção é inversa, com 70% de prática e 30% de teoria, além dos estágios em salas mediúnicas que já estão em andamento.


Concluída estas etapas, cada participante é direcionado a uma sala específica onde ingressará permanentemente em um núcleo de trabalho mediúnico.


Vale ressaltar que o tempo proposto para o curso de educação mediúnica pode variar entre cada instituição. Há casas espíritas que ofertam cursos de apenas 6 meses, outras de 1 ano... O que é imprescindível, independentemente do tempo proposto por cada centro espírita, é que a teoria sempre anteceda a prática e que, em nenhuma circunstância, o responsável pelo grupo mediúnico permita o ingresso de pessoas aos grupos de trabalho que não tenham conhecimento prévio sobre o espiritismo e mediunidade.



QUEM PODE PARTICIPAR DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA?


Conforme exposto pela Federação Espírita Brasileira (FEB), o curso de desenvolvimento mediúnico, disponibilizado por quase todas as casas espíritas, é aberto aos jovens e adultos de todas as faixas etárias, desde que possuam conhecimento básico sobre Espiritismo.


Para Divaldo Pereira Franco, no livro Diretrizes de Segurança – Mediunidade, o jovem ou adulto desejoso de reequilibrar-se, pode simultaneamente, enquanto estuda sobre o espiritismo, participar das atividades de desenvolvimento mediúnico. Ou seja, enquanto inicia seus estudos através do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), poderá também participar do GEM (Grupo de Estudos Mediúnicos). Fica a critério da instituição espírita analisar e acompanhar individualmente cada caso e perceber quem está apto para ingressar concomitantemente em ambas as atividades.



A MEDIUNIDADE TORNA-SE OSTENSIVA APÓS 2 ANOS DE CURSO?


É sempre importante destacar que o curso de formação mediúnica não irá fazer eclodir a mediunidade em quem esse germe não é latente. Encontraremos ainda pessoas cujo germe da mediunidade existe, porém, mesmo após dois anos intensivos de GEM, a mediunidade não se manifesta de forma ostensiva, vindo isto ocorrer posteriormente, anos depois; o que nos mostra mais uma vez que a mediunidade acontece sempre no seu devido tempo e toda impaciência e fórmulas para acelerar esse processo são estritamente perigosas, até mesmo pueris.


Frisamos ainda que o curso de formação mediúnica não é exclusivo para os médiuns em desenvolvimento, mas para todos que desejam trabalhar nas reuniões mediúnicas (mesmo não possuindo mediunidade ostensiva), seja através do passe, da conversação com os Espíritos (dialogador) ou como médium de apoio (com preces e irradiações).



QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA DETERMINAR SE O MÉDIUM ESTÁ APTO PARA PARTICIPAR DAS ATIVIDADES MEDIÚNICAS?

Segundo a Federação Espírita Brasileira (FEB), o médium será considerado apto a se integrar ao grupo mediúnico quando: já consegue discernir, de forma geral, as ideias que lhe são próprias e as que são oriundas dos Espíritos comunicantes; apresenta bom controle (educação) emocional e psíquico, conduzindo-se com respeitabilidade durante as manifestações dos Espíritos; revela esforço de combate às imperfeições e oferece condições para se dedicar com afinco à tarefa; demonstra disposição para servir com desprendimento, mantendo-se atualizado em termos doutrinários.


Sendo assim, compreendemos que não é somente a conclusão do curso de educação mediúnica que irá habilitar o médium para ingressar nas sessões de intercâmbio espiritual. Outros pontos também devem ser observados, desde o seu desejo sincero em servir a seara espírita; se possuí equilíbrio psíquico e emocional; dedicação ao estudo das obras espíritas, principalmente as de Allan Kardec; assiduidade e compromisso com as atividades da casa espírita, desde as obras assistenciais até as demais atividades relacionadas ao bom funcionamento do centro; entre outros.



FORMAÇÃO CONTÍNUA


Ser médium no dia a dia é entender que esse labor exige renúncias, sacrifícios, provações e bastante disciplina. A caridade ao próximo, nos dois lados da vida, não deve ser esquecida, e sim, praticada com amor e dedicação. O estudo mediúnico também não deve ser relegado ou esquecido, pois, a formação mediúnica é constante, mesmo após a conclusão do curso inicial de desenvolvimento/educação mediúnica na casa espírita.


Na prática, veremos também que, as reuniões de amparo e consolo aos Espíritos sofredores e aflitos, assim como as reuniões desobsessivas, possui significativo papel para o médium, fazendo ressoar as fibras mais profundas do seu coração, desenvolvendo ou despertando emoções delicadas da sua alma, fazendo com que, pouco a pouco, virtudes como a caridade, a compaixão e outros sentimentos de solidariedade ganhem espaço em seu íntimo.



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 4: O Médium e a Casa Espírita

Pergunta 36: Quais são os requisitos para o médium participar das sessões mediúnicas em instituições espíritas?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MEDIUNIDADE: estudo e prática. Programa 1. / Marta Antunes de Oliveira Moura (organizadora). — 2. ed. — 1. imp. — Brasília: FEB, 2014.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA. Mediunidade. Disponível em: https://www.febnet.org.br/portal/2019/07/17/mediunidade/. Acesso em: 11 maio 2022.

FRANCO, Divaldo Pereira; TEIXEIRA, Raul. Diretrizes de Segurança - Mediunidade. InterVidas, 2012.

© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page