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34. Como escolher um centro espƭrita seguro e confiƔvel para estudar e desenvolver a minha mediunidade?

  • Foto do escritor: Patrick  Lima
    Patrick Lima
  • 24 de mar. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de ago. de 2024

ā€œEspĆ­ritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento. InstruĆ­-vos, eis o segundo.ā€ (EspĆ­rito da Verdade. Paris, 1860 | O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
Como escolher um centro espƭrita seguro e confiƔvel para estudar e desenvolver a minha mediunidade?

O local mais indicado e seguro para o estudo e o desenvolvimento da mediunidade Ć©, sem dĆŗvidas, uma casa espĆ­rita. Dizemos isso, pois a Doutrina EspĆ­rita foi – e ainda Ć© – a responsĆ”vel por nos trazer um grande acervo de livros confiĆ”veis referentes Ć  mediunidade e a espiritualidade em geral. Dentre essas obras de inegĆ”vel valor destacamos – como referĆŖncia principal e inigualĆ”vel – o compilado de estudos, questionamentos e experimentaƧƵes que culminaram na publicação de O Livro dos MĆ©diuns ou Guia dos MĆ©diuns e dos Evocadores, por Allan Kardec em 1861, alĆ©m dos livros psicografados por Francisco CĆ¢ndido Xavier e de outros mĆ©diuns/autores idĆ“neos.


Kardec nos deixou um legado, bem como um aconselhamento pĆ©treo, incitando-nos ao estudo e instrução. ƀ vista disso, vemos hoje em quase todos os templos espiritistas, cursos voltados para o estudo da mediunidade (e espiritismo em geral), tendo como auxiliadores desse processo, pessoas experientes na lide mediĆŗnica, trabalhadores espĆ­ritas versados, alĆ©m da própria espiritualidade superior que organiza e acompanha cada encontro com esmero.

PRECISA SER FILIADO A FEB?

O primeiro ponto que pode nos auxiliar a identificar um centro espĆ­rita – que segue a codificação de Allan Kardec – Ć© a sua filiação a Federação EspĆ­rita Brasileira (FEB). Tal credenciamento tem como objetivo a unificação e o fortalecimento dos ideais espĆ­ritas no Brasil, e nunca uma obrigatoriedade. Dessa forma, entendemos que existem muitas casas sĆ©rias, genuinamente espĆ­ritas, que preferem seguir sem serem filiadas Ć  FEB ou qualquer outra instituição, e nem por isso, deixam de ser bons locais para se recorrer, estudar, frequentar ou trabalhar.

A CASA ESPƍRITA PODE COBRAR MENSALIDADES?

Outro elemento que nos ajuda a reconhecer uma casa propriamente espírita, quiçÔ o mais importante, é o fato de não haver cobranças de nenhum gênero (dinheiro ou qualquer outra obrigatoriedade de pagamentos ou recompensas) para que o devido amparo seja ministrado. Para angariar fundos e pagar suas despesas, as casas espiritistas geralmente recorrem aos bazares, rifas, doações voluntÔrias, venda de livros, dentre outros. Ou seja, todas as atividades da casa espírita devem ser gratuitas, inclusos aqui o acesso as palestras, passes e estudos em geral.


Infelizmente temos visto algumas casas espĆ­ritas, filiadas Ć  FEB ou nĆ£o, cobrarem mensalidades – ou semestres inteiros – para que os mĆ©diuns e frequentadores participem de atividades como palestras, passes, reuniƵes mediĆŗnicas, seminĆ”rios, festividades e estudos. Em muitos casos o indivĆ­duo pode ser impedido de frequentar a casa ou ser excluĆ­do de certas atividades por nĆ£o dispor da colaboração exigida, isto Ć©, por nĆ£o pagar – ou nĆ£o poder pagar – o valor que a instituição impƵe.


A sensatez também nos diz que a gratuidade oferecida por certos locais, não os qualifica integralmente como recintos sérios e confiÔveis, ficando o alerta do bom senso e da vigilância para os que ali buscam ingressar.

CARACTERƍSTICAS DE UM BOM CENTRO ESPƍRITA

Ɖ vĆ”lido lembrar que cada centro espĆ­rita possui suas caracterĆ­sticas próprias e que o neófito deve optar por um centro que esteja em sintonia com suas necessidades e anseios¹. Desse modo, sem a intenção de nos limitarmos ou esgotarmos os devidos prĆ©-requisitos, compreendemos como um bom centro espĆ­rita, aqueles que possuem os seguintes caracteres bĆ”sicos:


1 – Estudo aprofundado das obras de Allan Kardec e de outros autores espĆ­ritas idĆ“neos e sĆ©rios;

2 – Pureza doutrinĆ”ria: fidelidade aos princĆ­pios da doutrina espĆ­rita, sem distorƧƵes ou interpretaƧƵes pessoais;

3 – Gratuidade em todas as formas de assistĆŖncia social e espiritual, como passes, palestras, evangelização infantil, atendimento fraterno, visitas a enfermos, etc;

4 – Atendimento fraterno e caridoso a todos que o procurem, sem distinção de nenhuma espĆ©cie;

5 – Ensino e desenvolvimento da mediunidade de forma segura e responsĆ”vel, com base nos princĆ­pios da Doutrina EspĆ­rita;

6 – Palestras, estudos e reflexƵes sobre os ensinamentos de Jesus e Kardec, objetivando o desenvolvimento do autoconhecimento e a transformação moral e intelectual do indivĆ­duo;

7 – Receptividade a pessoas de diferentes crenƧas, origens, classes sociais, dentre outras;

8 – Participação ativa na comunidade local, atravĆ©s de aƧƵes de caridade e projetos sociais;

9 – Evita dogmatismo, proselitismo e fanatismo;

10 – Quando possĆ­vel, que disponha de uma biblioteca com livros espĆ­ritas Ć  disposição dos frequentadores.

11 – Funcionamento organizado e transparente, com diretoria atuante e responsĆ”vel;

12 – Recursos financeiros administrados com Ć©tica e responsabilidade; Prestação de contas clara e regular aos frequentadores;


De modo contrĆ”rio, todo centro ou casa espĆ­rita – independentemente da fama ou do nome que possui – que faz o uso da mediunidade com fins lucrativos, alimentando pautas sensacionalistas e mĆ­sticas, que pregam a obrigatoriedade de algum pagamento, que buscam prejudicar alguĆ©m, que impƵe o medo e a exclusĆ£o, o preconceito ou outras prĆ”ticas bizarras contrĆ”rias ao Espiritismo, nĆ£o podem ser considerados como centros espĆ­ritas legĆ­timos.



CENTRO ESPƍRITA "KARDECISTA" (sobre o uso do termo kardecista, vide questĆ£o 44)

Uma casa verdadeiramente espírita, como aqui jÔ citado, não faz cobrança de nenhuma espécie. Outro ponto que distingue a doutrina dos Espíritos das demais doutrinas espiritualistas, é que o espiritismo não utiliza recursos externos para a realização de suas atividades, como velas, plantas, bebidas, charutos, cartas, búzios, indumentÔrias específicas ou quaisquer outros objetos.


O espiritismo não tem nenhuma relação com trabalhos de magia ou feitiçaria; adivinhações; promessas de cura ou enriquecimento; amarrações (trazer a pessoa amada em 3 dias); banhos de ervas; limpeza energética mediante pagamento (a cobrança também é, comumente, chamada de energia de troca); imolação de animais, dentre outros.


Aqui não estamos fazendo julgamentos ou qualquer juízo de valor referentes aos templos, casas, centros, instituições e federativas que trabalham dessa maneira. Nossas palavras buscam apenas ratificar que esse modo de agir não corresponde com a doutrina espírita e os ensinos de Jesus Cristo e Allan Kardec.


Portanto, mesmo que uma casa traga em seu nome a nomenclatura espĆ­rita – centro espĆ­rita, templo espĆ­rita, casa espĆ­rita, kardecista, etc –, mas que pratica a cobranƧa, a obrigatoriedade de algo, que impƵe o medo ou interfere direta ou indiretamente na vida e no livre arbĆ­trio do próximo, ela, a instituição em si, nĆ£o Ć© verdadeiramente espĆ­rita.



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¹ Cada centro espírita possui suas próprias especificações e inclinações. Alguns têm como foco o estudo das obras de Kardec e as palestras; outros abordam mais acentuadamente as terapêuticas voltadas para a saúde, como os passes e cirurgias espirituais; hÔ casas cujo trabalho é direcionado para as cartas consoladoras (psicografia) e desobsessão; veremos também instituições que dão mais ênfase às questões sociais... São inúmeras as variedades referentes ao modo de atuação das casas espíritas, ficando a cargo de cada um, conhecer e optar pela instituição que melhor lhe aprouver.



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Texto extraĆ­do do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capƭtulo 4: O MƩdium e a Casa Espƭrita

Pergunta 34: Como identificar um centro espƭrita seguro e confiƔvel para estudar e desenvolver a minha mediunidade?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile. 21ª edição. Editora Boa Nova, 2017.

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