34. Como escolher um centro espĆrita seguro e confiĆ”vel para estudar e desenvolver a minha mediunidade?
- Patrick Lima
- 24 de mar. de 2024
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2024
āEspĆritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento. InstruĆ-vos, eis o segundo.ā (EspĆrito da Verdade. Paris, 1860 | O Evangelho Segundo o Espiritismo)

O local mais indicado e seguro para o estudo e o desenvolvimento da mediunidade Ć©, sem dĆŗvidas, uma casa espĆrita. Dizemos isso, pois a Doutrina EspĆrita foi ā e ainda Ć© ā a responsĆ”vel por nos trazer um grande acervo de livros confiĆ”veis referentes Ć mediunidade e a espiritualidade em geral. Dentre essas obras de inegĆ”vel valor destacamos ā como referĆŖncia principal e inigualĆ”vel ā o compilado de estudos, questionamentos e experimentaƧƵes que culminaram na publicação de O Livro dos MĆ©diuns ou Guia dos MĆ©diuns e dos Evocadores, por Allan Kardec em 1861, alĆ©m dos livros psicografados por Francisco CĆ¢ndido Xavier e de outros mĆ©diuns/autores idĆ“neos.
Kardec nos deixou um legado, bem como um aconselhamento pĆ©treo, incitando-nos ao estudo e instrução. Ć vista disso, vemos hoje em quase todos os templos espiritistas, cursos voltados para o estudo da mediunidade (e espiritismo em geral), tendo como auxiliadores desse processo, pessoas experientes na lide mediĆŗnica, trabalhadores espĆritas versados, alĆ©m da própria espiritualidade superior que organiza e acompanha cada encontro com esmero.
PRECISA SER FILIADO A FEB?
O primeiro ponto que pode nos auxiliar a identificar um centro espĆrita ā que segue a codificação de Allan Kardec ā Ć© a sua filiação a Federação EspĆrita Brasileira (FEB). Tal credenciamento tem como objetivo a unificação e o fortalecimento dos ideais espĆritas no Brasil, e nunca uma obrigatoriedade. Dessa forma, entendemos que existem muitas casas sĆ©rias, genuinamente espĆritas, que preferem seguir sem serem filiadas Ć FEB ou qualquer outra instituição, e nem por isso, deixam de ser bons locais para se recorrer, estudar, frequentar ou trabalhar.
A CASA ESPĆRITA PODE COBRAR MENSALIDADES?
Outro elemento que nos ajuda a reconhecer uma casa propriamente espĆrita, quiƧƔ o mais importante, Ć© o fato de nĆ£o haver cobranƧas de nenhum gĆŖnero (dinheiro ou qualquer outra obrigatoriedade de pagamentos ou recompensas) para que o devido amparo seja ministrado. Para angariar fundos e pagar suas despesas, as casas espiritistas geralmente recorrem aos bazares, rifas, doaƧƵes voluntĆ”rias, venda de livros, dentre outros. Ou seja, todas as atividades da casa espĆrita devem ser gratuitas, inclusos aqui o acesso as palestras, passes e estudos em geral.
Infelizmente temos visto algumas casas espĆritas, filiadas Ć FEB ou nĆ£o, cobrarem mensalidades ā ou semestres inteiros ā para que os mĆ©diuns e frequentadores participem de atividades como palestras, passes, reuniƵes mediĆŗnicas, seminĆ”rios, festividades e estudos. Em muitos casos o indivĆduo pode ser impedido de frequentar a casa ou ser excluĆdo de certas atividades por nĆ£o dispor da colaboração exigida, isto Ć©, por nĆ£o pagar ā ou nĆ£o poder pagar ā o valor que a instituição impƵe.
A sensatez também nos diz que a gratuidade oferecida por certos locais, não os qualifica integralmente como recintos sérios e confiÔveis, ficando o alerta do bom senso e da vigilância para os que ali buscam ingressar.
CARACTERĆSTICAS DE UM BOM CENTRO ESPĆRITA
Ć vĆ”lido lembrar que cada centro espĆrita possui suas caracterĆsticas próprias e que o neófito deve optar por um centro que esteja em sintonia com suas necessidades e anseios¹. Desse modo, sem a intenção de nos limitarmos ou esgotarmos os devidos prĆ©-requisitos, compreendemos como um bom centro espĆrita, aqueles que possuem os seguintes caracteres bĆ”sicos:
1 ā Estudo aprofundado das obras de Allan Kardec e de outros autores espĆritas idĆ“neos e sĆ©rios;
2 ā Pureza doutrinĆ”ria: fidelidade aos princĆpios da doutrina espĆrita, sem distorƧƵes ou interpretaƧƵes pessoais;
3 āĀ Gratuidade em todas as formas de assistĆŖncia social e espiritual, como passes, palestras, evangelização infantil, atendimento fraterno, visitas a enfermos, etc;
4 ā Atendimento fraterno e caridoso a todos que o procurem, sem distinção de nenhuma espĆ©cie;
5 ā Ensino e desenvolvimento da mediunidade de forma segura e responsĆ”vel, com base nos princĆpios da Doutrina EspĆrita;
6 ā Palestras, estudos e reflexƵes sobre os ensinamentos de Jesus e Kardec, objetivando o desenvolvimento do autoconhecimento e a transformação moral e intelectual do indivĆduo;
7 ā Receptividade a pessoas de diferentes crenƧas, origens, classes sociais, dentre outras;
8 ā Participação ativa na comunidade local, atravĆ©s de aƧƵes de caridade e projetos sociais;
9 ā Evita dogmatismo, proselitismo e fanatismo;
10 ā Quando possĆvel, que disponha de uma biblioteca com livros espĆritas Ć disposição dos frequentadores.
11 ā Funcionamento organizado e transparente, com diretoria atuante e responsĆ”vel;
12 ā Recursos financeiros administrados com Ć©tica e responsabilidade; Prestação de contas clara e regular aos frequentadores;
De modo contrĆ”rio, todo centro ou casa espĆrita ā independentemente da fama ou do nome que possui ā que faz o uso da mediunidade com fins lucrativos, alimentando pautas sensacionalistas e mĆsticas, que pregam a obrigatoriedade de algum pagamento, que buscam prejudicar alguĆ©m, que impƵe o medo e a exclusĆ£o, o preconceito ou outras prĆ”ticas bizarras contrĆ”rias ao Espiritismo, nĆ£o podem ser considerados como centros espĆritas legĆtimos.
CENTRO ESPĆRITA "KARDECISTA" (sobre o uso do termo kardecista, vide questĆ£o 44)
Uma casa verdadeiramente espĆrita, como aqui jĆ” citado, nĆ£o faz cobranƧa de nenhuma espĆ©cie. Outro ponto que distingue a doutrina dos EspĆritos das demais doutrinas espiritualistas, Ć© que o espiritismo nĆ£o utiliza recursos externos para a realização de suas atividades, como velas, plantas, bebidas, charutos, cartas, bĆŗzios, indumentĆ”rias especĆficas ou quaisquer outros objetos.
O espiritismo não tem nenhuma relação com trabalhos de magia ou feitiçaria; adivinhações; promessas de cura ou enriquecimento; amarrações (trazer a pessoa amada em 3 dias); banhos de ervas; limpeza energética mediante pagamento (a cobrança também é, comumente, chamada de energia de troca); imolação de animais, dentre outros.
Aqui nĆ£o estamos fazendo julgamentos ou qualquer juĆzo de valor referentes aos templos, casas, centros, instituiƧƵes e federativas que trabalham dessa maneira. Nossas palavras buscam apenas ratificar que esse modo de agir nĆ£o corresponde com a doutrina espĆrita e os ensinos de Jesus Cristo e Allan Kardec.
Portanto, mesmo que uma casa traga em seu nome a nomenclatura espĆrita ā centro espĆrita, templo espĆrita, casa espĆrita, kardecista, etc ā, mas que pratica a cobranƧa, a obrigatoriedade de algo, que impƵe o medo ou interfere direta ou indiretamente na vida e no livre arbĆtrio do próximo, ela, a instituição em si, nĆ£o Ć© verdadeiramente espĆrita.
¹ Cada centro espĆrita possui suas próprias especificaƧƵes e inclinaƧƵes. Alguns tĆŖm como foco o estudo das obras de Kardec e as palestras; outros abordam mais acentuadamente as terapĆŖuticas voltadas para a saĆŗde, como os passes e cirurgias espirituais; hĆ” casas cujo trabalho Ć© direcionado para as cartas consoladoras (psicografia) e desobsessĆ£o; veremos tambĆ©m instituiƧƵes que dĆ£o mais ĆŖnfase Ć s questƵes sociais... SĆ£o inĆŗmeras as variedades referentes ao modo de atuação das casas espĆritas, ficando a cargo de cada um, conhecer e optar pela instituição que melhor lhe aprouver.
Texto extraĆdo do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.
CapĆtulo 4: O MĆ©dium e a Casa EspĆrita
Pergunta 34: Como identificar um centro espĆrita seguro e confiĆ”vel para estudar e desenvolver a minha mediunidade?
Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.
REFERĆNCIAS BIBLIOGRĆFICAS
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile. 21ª edição. Editora Boa Nova, 2017.