Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo. (O Espírito da Verdade, Paris, 1860 – O Evangelho Segundo o Espiritismo)

Parafraseando o instrutor espiritual Miramez, compreenderemos que a mediunidade ocorre com maior frequência dentro do nosso próprio lar, porém, de maneira inspirativa e intuitiva; nunca por meio dos processos utilizados pelo Espiritismo, a exemplo da psicofonia. (Médiuns, pela psicografia de João Nunes Maia)
De tal modo, os guias espirituais costumam nos intuir e inspirar através do livro, principalmente aqueles voltados para a nossa educação moral e sentimental. Portanto, todo candidato a médium deve buscar como companhia diária livros que tenham como base o amor, a conduta no bem, o levantamento do nosso ânimo, a prática da caridade, dentre outras virtudes.
INSPIRAÇÃO E INTUIÇÃO
Tais inspirações e intuições também podem ser obtidas de outras formas. Entretanto, o medianeiro, ao ler um livro edificante, torna-se mais receptivo a absorver as boas vibrações da espiritualidade superior, pois eleva o seu pensamento na medida em que reflete sobre os ensinamentos contidos em cada página. Esse é o mesmo princípio utilizado pelos benfeitores espirituais durante as palestras espíritas, sejam elas presenciais – nas casas espíritas – ou virtuais.
Em Mediunidade: Desafios e Bênçãos, o benfeitor Manoel Philomeno de Miranda – pela psicografia de Divaldo Franco – disserta a respeito da boa leitura ao escrever:
“As leituras portadoras de mensagens enriquecedoras de paz e de sabedoria conseguem arquivar-se na memória, substituindo as fixações doentias e mesmo conseguindo anulá-las.”
AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS
Jesus Cristo – O Espírito da Verdade – foi imensamente sábio ao recomendar-nos, além do amor, a instrução. Nenhuma outra doutrina destinou tanta energia para trazer ao mundo livros com grande teor moral, intelectual, científico e filosófico como o Espiritismo. Dessa forma, encontraremos na doutrina dos Espíritos livros que são verdadeiros alimentos para a alma.
Além disso, o médium também pode procurar outras fontes literárias para sua instrução fora do acervo espírita, bebendo de diversas fontes, porém, filtrando e tirando sempre aquilo que lhe corresponde. Eis alguns dos princípios da fé raciocinada: o questionamento, a reflexão e a absorção dos bons conteúdos.
Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.
Capítulo 5: Mentores Espirituais
Pergunta 51: Como os guias espirituais se comunicam com aqueles que estão sob sua orientação?
Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile. 21ª edição. Editora Boa Nova, 2017.
MAIA, João Nunes (psicografia). Médiuns. Miramez (espírito). Fonte Viva, 19ª edição, 2017.
FRANCO, Divaldo Pereira (psicografia). Mediunidade: Desafios e Bênçãos. Manoel Philomeno De Miranda (espírito). Editora LEAL, 2019.