top of page

60. De que maneira a meditação contribui para o equilíbrio e o desenvolvimento da mediunidade?

A mente humana é como um rio. Quando as suas águas estão agitadas, dificilmente conseguimos analisar — com clareza — o que há em seu interior. Contudo, quando este rio entra em repouso, a visão de seu leito se torna mais nítida. De maneira semelhante, a mente do médium, em seu estado de agitação ou serenidade, influencia diretamente a qualidade do seu trabalho mediúnico.


O médium cuja mente permanece agitada ou ansiosa, incapaz de relaxar ou concentrar-se, e que não consegue abstrair — mesmo que momentaneamente — as preocupações cotidianas, dificilmente obterá uma comunicação mediúnica satisfatória. De modo contrário, quanto maior for o relaxamento e a tranquilidade mental do medianeiro, melhor será a sua percepção mediúnica.

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
Nesse anular do ego através do silêncio da mente, as comunicações dão-se sem quaisquer interferências do médium. (Manoel Philomeno de Miranda | Mediunidade: Desafios e Bênçãos)

SERENIDADE E SILÊNCIO MENTAL


Ademais, como bem nos orientou Manoel Philomeno de Miranda, em Mediunidade: Desafios e Bênçãos, através da psicografia de Divaldo Pereira Franco:


"Aos médiuns é imprescindível a serenidade interior, a fim de poderem captar os conteúdos das comunicações e as emoções dos convidados espirituais ao tratamento de que necessitam. A mente equilibrada, as emoções sob controle, o silêncio íntimo facultam o perfeito registro das mensagens de que são portadores, contribuindo eficazmente para a catarse das aflições dos seus agentes.”


Em outras palavras, a tranquilidade emocional e o silêncio interior favorecem a sintonia ideal entre o medianeiro e os Espíritos comunicantes. Já as fixações mentais, os clichês e todo sentimento perturbador obstruem a mente do médium, dificultando a sintonia necessária para uma comunicação de qualidade.



O QUE É MEDITAÇÃO?


Em vista disso, na atualidade, a meditação tem sido utilizada com bastante frequência nas casas espíritas, especialmente no decorrer do curso de educação mediúnica¹ (comumente chamado de GEM – Grupo de Estudos Mediúnicos).


Mas afinal, o que é meditação? O principal órgão de saúde dos Estados Unidos, o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NCCIH, na sigla em inglês), afirma que o termo "meditação" refere-se a uma variedade de práticas que se concentram na integração da mente e do corpo e são usadas para acalmar a mente e melhorar o bem-estar geral.


A NCCIH também aponta que certos tipos de meditação envolvem manter o foco mental em uma sensação particular, como a respiração, um som, uma imagem visual ou um mantra (palavra ou frase repetida). Meditar, portanto, é o exercício de concentrar-se no momento presente, voltando-se para dentro de si, desconectando-se do mundo exterior, e buscando focar a atenção em algo específico (como a respiração, um som ou um ponto fixo).



TENSÃO x RELAXAMENTO

 

Entretanto, o autor e pesquisador espírita Hermínio Corrêa de Miranda, em Diversidade dos Carismas, destaca que a concentração não consiste em fixar na mente um pensamento ou imagem.


Ainda na referida obra, o autor salienta que em vez de um esforço quase físico ou mental de concentração, o médium precisa é exatamente do contrário, isto é, de um estado de relaxamento que crie, em si mesmo, a receptividade necessária ao desempenho de sua tarefa.

 

Dando continuidade ao seu raciocínio, Hermínio ressalta que o esforço de concentração resulta não apenas improdutivo, mas contraproducente, dado que, em vez de criar um relaxamento propício aos processos mentais, mantém o corpo e a mente em estado de tensão indesejável.

 

Na prática, durante uma reunião mediúnica, a fim de estabelecer uma conexão clara e eficaz com o plano espiritual, o médium deve buscar um estado de tranquilidade mental e serenidade, afastando, tanto quanto possível, os pensamentos ansiosos, as distrações e os conflitos internos.



TODA PERCEPÇÃO É MENTAL! André Luiz afirma, em Nos Domínios da Mediunidade, pela psicografia de Chico Xavier, que a percepção mediúnica, seja ela qual for (vidência, audiência, psicofonia, entre outras) ocorre através da mente.


Dito isto, como podemos esperar que uma mente agitada e desequilibrada ofereça uma comunicação clara e fiel? Seria possível a um médium, incapaz de cerrar os olhos serenamente por breves momentos, transmitir mensagens mediúnicas sem que o seu descontrole interfira no conteúdo?


O médium deve ser como um instrumento de corda; este, por sua vez, precisa estar bem afinado para que sua sonoridade seja genuinamente fiel ao dedilhar do músico (o Espírito comunicante). Portanto, o medianeiro que deseja ser um trabalhador humilde e fiel na seara de Jesus precisa aprender a cultivar uma mente serena, calma, tranquila e relaxada. Para isso, a meditação é uma das ferramentas indicadas.



 

¹ Na transição para a parte prática, após a fundamentação teórica, o médium vai gradualmente se habituando aos exercícios meditativos, como o apagar das luzes, o fechamento dos olhos e o relaxamento mental, para, enfim, perceber psiquicamente a aproximação dos Espíritos que serão atendidos.



 

Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 6: Aspectos Morais da Mediunidade

Pergunta 60: De que maneira a meditação contribui para o equilíbrio e o desenvolvimento da mediunidade?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FRANCO, Divaldo Pereira (psicografia). Mediunidade: Desafios e Bênçãos. Manoel Philomeno De Miranda (espírito). Editora LEAL, 2019.

NATIONAL CENTER FOR COMPLEMENTARY AND INTEGRATIVE HEALTH. Meditation and mindfulness: effectiveness and safety. Disponível em: https://www.nccih.nih.gov/health/meditation-and-mindfulness-effectiveness-and-safety.

MIRANDA, Hermínio C. Diversidade dos Carismas. LACHATRE, novembro de 2019, 9ª edição.

XAVIER, Francisco Cândido. Nos Domínios da Mediunidade. André Luiz (espírito). FEB Editora, 2018.

Comentarios


© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page