top of page

35. Na ausência de um centro espírita, como posso me orientar e desenvolver minha mediunidade?

É válido ressaltar – ou relembrar – que a mediunidade não é exclusiva da doutrina espírita (muito menos foi criada por ela), estando presente em diversas religiões, culturas, etnias, meios sociais, etc. Existindo assim, provenientes de diferentes doutrinas e religiões, outras fontes de conhecimentos com relação aos fenômenos medianímicos e o seu desenvolvimento. Não obstante, apesar da mediunidade estar presente na seio da humanidade desde os primeiros passos do homem sobre a Terra, foi através de Allan Kardec – com o lançamento de O Livro dos Médiuns (1861) – que veremos a mediunidade sendo pesquisada de forma aprofundada e sensata, o que torna lícito dizer que o centro espírita é, de fato, o local mais indicado para o estudo e o desenvolvimento dos dons mediúnicos.

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
O centro espírita é o local mais indicado para o desenvolvimento da mediunidade.

Reconhecendo o Livro dos Médiuns como o ponto de partida mais seguro para o estudo da mediunidade, encontraremos nas casas espíritas o ambiente mais prudente para o desenvolvimento do mediunismo, além dos grupos de educação mediúnica sob a supervisão de instrutores competentes, experientes e versados no intercâmbio entre os planos físico e espiritual.


Atualmente existem centros espíritas atuantes em todos os estados e capitais brasileiras, todavia, pode ocorrer que o médium não encontre uma casa espírita em sua circunvizinhança, no qual o centro mais próximo pode estar localizado em uma cidade vizinha e de difícil acesso; ou ainda, em outros casos, o aspirante a médium pode residir em outro país, onde não haja sequer uma casa espírita.


Diante deste quadro, as 23 obras de Allan Kardec são sempre opções valiosas para o médium iniciar os seus estudos, obtendo assim, esclarecimentos referentes à mediunidade, espiritismo, reforma moral, dentre outros. Um ponto importante sobre essas obras é a sua acessibilidade, podendo ser encontradas, em sua maioria, de modo gratuito – ou a baixo custo – em diversos sites da internet.



PRÁTICA MEDIÚNICA ISOLADA OU NO AMBIENTE DOMÉSTICO


Frisamos ainda que não estamos aconselhando a prática mediúnica no ambiente doméstico ou de forma isolada, seja ela a psicofonia, psicografia, a assistência aos irmãos sofredores, o atendimento aos encarnados ou qualquer outra experimentação medianímica.


O autor e pesquisador espírita Hermínio C. Miranda, em Diversidade dos Carismas, nos adverte ao escrever:


“O médium que resolva, portanto, praticar suas faculdades no isolamento estará correndo sérios riscos de envolvimento indesejável com os mistificadores da invisibilidade. Os riscos não cessam, é claro, apenas porque ele se juntou a um grupo bem-intencionado, mesmo porque são muitos os que se deixam fascinar com impressionante facilidade por manifestações ou textos habilmente arranjados e atribuídos a nomes famosos e respeitáveis. O que protege médiuns e demais participantes desse tipo de envolvimento é a vigilância e a atenção com o teor, o significado e as implicações das manifestações.”


Ainda na supracitada obra, Hermínio de Miranda reafirma o seu pensamento ao dizer que o médium que a pratica isoladamente está exposto a hábeis e envolventes mistificadores. Muitas vezes, nem percebe que já se encontra fascinado por mentirosos que se fazem passar por figuras importantes, assumindo indevidamente nomes que merecem respeito e acatamento.



O QUE FAZER?


Estamos falando aqui, de uma situação específica, na qual o médium encontra-se sem poder comparecer a uma casa espírita e está passando pelo revés do aflorar mediúnico.


Desse modo, ao perceber as manifestações do aflorar mediúnico repetindo-se com frequência, o médium incipiente, privado de comparecer presencialmente a uma casa espírita, pode recorrer a leitura edificante por meio das obras acima citadas, para que dessa maneira, adquira conhecimentos básicos acerca da mediunidade e do espiritismo em si. A prece diária, o evangelho no lar, a prática constante da caridade e o estudo consciente das obras de Kardec, são ferramentas que auxiliarão o indivíduo a passar por esse despertar medianímico da forma mais branda possível. 


Além dos livros aqui mencionados, que servem de base para o nosso estudo, encontramos ainda, na atualidade, algumas casas espíritas que oferecem de modo virtual, através da internet, cursos sobre espiritismo¹, além da prática das vibrações (preces) e o atendimento fraterno. Dessa maneira, mesmo sem ter uma casa espiritista nas proximidades da sua residência, o sujeito, apesar da distância, estará em contato com um centro espírita, e consequentemente, com o seu grupo de trabalhadores (encarnados e desencarnados), podendo receber o auxílio, o suporte, a terapêutica correta e as diretrizes necessárias diante dessa fase de eclosão mediúnica.



 


¹ Curso sobre Espiritismo (ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita ou EADE - Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita) é diferente de curso de educação mediúnica (GEM - Grupo de Estudo Mediúnico). Nesse caso, o curso de educação ou desenvolvimento mediúnico nas modalidades on-line, remota ou à distância, são desaconselháveis, para não dizer perigosos e estouvados, além de não condizer com as práticas prudentes abordadas pela doutrina dos Espíritos. Em suma, recomendamos ao médium em afloramento a leitura e o estudo sobre o espiritismo, em especial O Livro dos Médiuns, mas nunca o desenvolvimento medianímico isoladamente, no âmbito doméstico ou qualquer outro ambiente fora da casa espírita. 



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 4: O Médium e a Casa Espírita

Pergunta 35: Na ausência de um centro espírita, como posso me orientar e desenvolver minha mediunidade?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MIRANDA, Hermínio C. Diversidade dos Carismas. LACHATRE, novembro de 2019, 9ª edição.

© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page