top of page

62. O que os meus pensamentos revelam sobre as minhas companhias espirituais?

Na questão 56 (vide aqui), abordamos os temas referentes à sintonia e afinidade. Contudo, diante da necessidade de nos aprofundarmos um pouco mais sobre o assunto em questão, ou na tentativa de explicá-lo de forma mais clara, apresentamos o texto a seguir.

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
Diz-me o que tu pensas, que eu te direi com quem está sintonizado.

Na mediunidade, assim como tudo na vida, encontraremos o pensamento como grande gerador de energia e atração. Isto é, a qualidade dos nossos pensamentos determina quem são as nossas companhias espirituais.


Sempre que substituímos um pensamento negativo por um positivo e praticamos o amor e a caridade em nossas ações cotidianas, entramos em sintonia e comunhão com os bons Espíritos. Por outro lado, a persistência em pensamentos e comportamentos inferiores, assim como toda atitude contrária aos ensinamentos de Jesus, resulta na conexão com Espíritos de menor grau evolutivo.

SINTONIA, SEGUNDO ANDRÉ LUIZ


Em Nos Domínios da Mediunidade, o autor espiritual André Luiz (psicografado por Chico Xavier) afirma que, em mediunidade, não podemos esquecer o problema da sintonia, visto que atraímos os Espíritos que se afinam conosco, tanto quanto somos por eles atraídos.


Complementando o seu raciocínio, dessa vez em Mecanismos da Mediunidade, André Luiz (via Chico Xavier) nos ensina que o cérebro humano funciona como uma antena, tanto emitindo quanto recebendo variadas energias de acordo com o tipo de pensamento ou emoção vivenciada.


Ao manifestarmos um simples pensamento, seja como encarnados ou desencarnados, nossa mente emite uma frequência que se exterioriza e se propaga pelo espaço, buscando outras mentes. Ao encontrar as mentes que estejam em sua mesma faixa vibracional, o pensamento inicial recolhe nas mentes em sintonia outros elementos similares ao seu, retornando ao cérebro emissor, trazendo um material fluídico mais robusto (é como se emitíssemos uma fagulha e recolhêssemos uma fogueira).


Desse momento em diante, cada sujeito passa a influenciar os que estiverem na sua mesma faixa de frequência, na mesma medida que por eles também são influenciados (processo de simbiose coletiva). Isso é válido para os diversos matizes de pensamentos e emoções, no qual cada um recebe de acordo com o que transmite.


As consequências da frequente comunhão — e sintonia — com Espíritos desequilibrados e de baixa envergadura moral é a manifestação de diversas doenças físicas e psíquicas (quase sempre sem diagnóstico ou tratamento eficaz na medicina terrestre), assim como os casos recorrentes de obsessão e possessão.


Cada pessoa está imersa, portanto, no campo das suas próprias exteriorizações mentais e morais, sendo sua responsabilidade evitar, na medida do possível, sentimentos e pensamentos de natureza inferior.



MEDIUNIDADE x RESPONSABILIDADE


Em Diversidade dos Carismas, Hermínio C. Miranda traz a sua contribuição a respeito da sintonia ao asseverar que o médium é um ser que franqueou o acesso da sua intimidade aos seres invisíveis desencarnados (e até encarnados, sob condições especiais). Se ele adota atitudes de descaso, indiferença e preguiça, estará chamando para sua convivência espíritos semelhantes. É como um aparelho receptor de rádio ou televisão: captam a estação na qual se acham sintonizados e não, as outras.


Em seguida, Miranda esclarece que, diante do aflorar mediúnico, aquele que deseja praticar a mediunidade de maneira adequada deve se dedicar a ela com seriedade (seriedade é diferente de fanatismo). Por outro lado, se a pessoa busca apenas uma forma de se entreter ou de chamar a atenção, é mais prudente que se envolva em outra atividade, pois assim evitará complicações futuras e responsabilidades menos graves.


O QUE DIZ KARDEC? Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Kardec ressalta que o médium que queira gozar sempre da assistência dos bons Espíritos tem de trabalhar por melhorar-se. O que deseja que a sua faculdade se desenvolva e engrandeça tem de se engrandecer moralmente e de se abster de tudo o que possa concorrer para desviá-la do seu fim providencial.


A reforma íntima, quando fundamentada nos ensinamentos do Cristo, atua como uma blindagem — em favor do médium — contra as influências negativas. Ao irradiar uma psicosfera equilibrada e saudável, o medianeiro se torna mais resistente às forças do mal, repelindo, assim, os Espíritos inferiores que tentam se aproximar com o intuito de prejudicá-lo.


Sem dúvida, cada indivíduo é responsável pelas entidades espirituais que atrai para o seu cotidiano. Independentemente da sua natureza, sejam elas inferiores ou elevadas, as consciências com as quais nos conectamos refletem uma afinidade vibratória com nossos sentimentos, pensamentos, desejos e intenções mais profundas. Nada, em absoluto, passa despercebido à percepção aguçada da espiritualidade. Em suma, aquele que deseja descobrir quem são as suas companhias espirituais deve, primeiramente, observar seus próprios pensamentos e atitudes. Assim, com base na qualidade do seu modo de pensar e agir, não será difícil deduzir quem são os Espíritos com os quais está sintonizado.



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 6: Aspectos Morais da Mediunidade

Pergunta 62: O que os meus pensamentos revelam sobre as minhas companhias espirituais?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


XAVIER, Francisco Cândido. Nos Domínios da Mediunidade. André Luiz (espírito). FEB Editora, 2018.

XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo (psicografia). Mecanismos da Mediunidade. André Luiz (espírito). FEB Editora, 2013.

MIRANDA, Hermínio C. Diversidade dos Carismas. LACHATRE, novembro de 2019, 9ª edição.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Salvador Gentile. 21ª edição. Editora Boa Nova, 2017.


コメント


© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page