Se os médiuns são os intérpretes incumbidos de transmitir aos homens os ensinos dos EspÃritos, a mediunidade é a faculdade psÃquica que os médiuns possuem – de modo mais ou menos ostensivo – para se comunicarem com o plano espiritual.

A mediunidade é uma conquista evolutiva do EspÃrito, cujos objetivos são:
– Revelar e comprovar a imortalidade da alma através do intercâmbio entre os dois planos; – Trazer conhecimentos da vida no mundo espiritual;
– Informar sobre as implicações do comportamento moral do indivÃduo perante a vida, ao próximo e a si mesmo;
– Permitir que o seu portador (médium) encontre e trabalhe em prol da sua autoiluminação, desde que a direcione para o bem, em nome da caridade, da gratuidade e ajuda ao próximo (encarnados e desencarnados).
A mediunidade, quando bem direcionada, é uma ferramenta valiosa para o nosso aprimoramento.
O mediunismo – independentemente do grau de ostensividade – é uma ferramenta de serviço nobilitante (nobre, honrado, digno), que permite ao medianeiro trabalhar em favor do seu crescimento interior. Para isto, o seu portador não deve esquecer-se da reforma Ãntima e moral, com hábitos e pensamentos salutares, vivendo de forma reta e amorosa, apresentando uma conduta pautada e dedicada ao postulado do bem e da solidariedade.
MEDIUNIDADE COM JESUS
A mediunidade com Jesus, em particular a praticada pela Doutrina EspÃrita, não tem nenhuma relação com episódios de adivinhações, amarrações amorosas, desmanche de casamentos, cobranças de quaisquer espécies de valores (favores, trocas, compensações), rituais, oferendas, abate de animais ou trabalhos que ajudem ao consulente ganhar dinheiro, heranças, etc.
Uma das maiores alegrias do médium é descobrir-se como instrumento de amor e caridade na seara de Jesus, podendo contribuir e ajudar ao próximo de infinitas maneiras, e descobrindo em si a satisfação de ajudar, de servir pelo prazer de ser útil no labor divino.
A mediunidade é uma faculdade que possibilita ao seu portador desenvolver-se tanto intelectual como moralmente, além de ser um ensejo para a sua autorrecuperação e reequilÃbrio, na medida em que ingressa dignamente e de forma abnegada ao ministério de amparo, amor e caridade para com todos.
Texto extraÃdo do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.
CapÃtulo 2: Mediunidade Sem Medo Pergunta 04: O que é mediunidade? Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.