top of page

10. Quais os sintomas físicos que podem estar associados ao afloramento mediúnico?

Em O Livro dos Médiuns (Cap. XVI), Kardec afirma que quando o princípio ou germe de uma faculdade existe, ela se manifesta sempre por sinais inequívocos.

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
“Quando o princípio ou germe de uma faculdade existe, ela se manifesta sempre por sinais inequívocos.” (O Livro dos Médiuns – Cap. XVI)

Como visto anteriormente, a eclosão da mediunidade provacional nos acarreta, comumente, problemas de ordens física e emocional, além de perturbações espirituais (vide questão 09). A mediunidade de prova é aquela que surge com o intuito de direcionar o médium a resgates aflitivos de condutas decadentes ou maléficas praticadas em outras encarnações, com base na lei de ação e reação, de causa e efeito.


Um dos objetivos da mediunidade é proporcionar ao medianeiro a oportunidade de trabalhar em prol dos mais necessitados, sejam eles encarnados ou desencarnados, amenizando seus próprios débitos diante da balança divina, além de colocar em prática os compromissos assumidos de acordo com seu planejamento reencarnatório.


Em outras palavras, a mediunidade não é aleatória, é o próprio Espírito que vai reencarnar e pede – repetidamente – para vir com esse dom aflorado, pois bem sabe que a mediunidade é uma extensão da misericórdia divina que lhe permite resgatar seus débitos anteriores através do trabalho santificante e gratuito na seara do Cristo.



SINAIS FÍSICOS DA MEDIUNIDADE


No capítulo 19 de sua obra Momentos de Consciência, Joanna de Ângelis (por Divaldo Franco) destaca que os primeiros sinais da eclosão da mediunidade podem se manifestar como "sensações estranhas de presenças psíquicas ou físicas algo perturbador, gerando medo ou ansiedade, inquietação ou incerteza. Em alguns momentos, turba-se a lucidez, para, noutros, abrirem-se brechas luminosas na mente, apercebendo-se de um outro tipo mais sutil de realidade.”


O autor espírita Martins Peralva, em Mediunidade e Evolução, explica que os sintomas da mediunidade são imensuráveis, sendo os mais frequentes: reações emocionais incomuns (fora do habitual), sensação aparente de enfermidade (sem razão orgânica), calafrios, mal-estar e irritações estranhas. Peralva nos diz ainda que em certos casos, a mediunidade pode surgir sem qualquer sintoma, aparecendo espontaneamente.


Em Plantão de Respostas - Pinga Fogo II, Chico Xavier e Emmanuel, quando questionados acerca dos sinais físicos e psicológicos oriundos do surgimento da mediunidade, explicaram que os sintomas podem ser variados, de acordo com o tipo de mediunidade. Irritabilidade, sonolência sem motivo, dores sem diagnóstico definido, mau humor e choro inexplicável podem indicar necessidade de esclarecimento e estudo.



É NECESSÁRIO ENTENDER, CONHECER, ESTUDAR...


A faculdade medianímica não é uma disfunção do organismo. As complicações existentes em sua manifestação inicial são decorrentes da falta de conhecimento em relação à mediunidade, mas logo que o medianeiro passa a fazer uso da terapêutica correta, recebendo a assistência devida, tanto na casa espírita (estudo, passes, tratamento espiritual) quanto fazendo a sua parte (reforma íntima, prática do bem e caridade), seu equilíbrio emocional e fisiológico é resgatado e sua saúde restabelecida.



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 2: Mediunidade Sem Medo

Pergunta 10: Quais os sintomas físicos que podem estar associados ao afloramento mediúnico?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução de Salvador Gentile. 9ª edição. Editora Boa Nova, 2004.

FRANCO, Divaldo Pereira (psicografia). Momentos de Consciência. ÂNGELIS, Joanna de (espírito). LEAL, 2008.

PERALVA, Martins. Mediunidade e Evolução. FEB, 2009.

XAVIER, Francisco Cândido. Plantão de Respostas - Pinga Fogo II. Ceu, 2015.

© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page