top of page

63. Quais são os principais tipos de Espíritos que costumam ser atendidos em uma reunião mediúnica?

E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. (Marcos 2:17)

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
Quais são os principais tipos de Espíritos que costumam ser atendidos em uma reunião mediúnica?

No contexto espírita, as reuniões mediúnicas são organizadas para promover um intercâmbio seguro entre o plano físico e o espiritual. Esses encontros, realizados nos centros espíritas, reúnem médiuns, dialogadores e passistas que, sob a orientação dos Espíritos superiores, trabalham de forma gratuita para auxiliar as entidades em sofrimento, oferecendo amparo e esclarecimento espiritual. Além disso, esse intercâmbio também visa os processos de desobsessão, cura, entre outros.


CATEGORIA DOS ESPÍRITOS MANIFESTANTES

No livro Diálogo com as Sombras, o autor e pesquisador espírita Hermínio C. Miranda destaca que os Espíritos assistidos — ou que se manifestam de forma espontânea —durante as reuniões mediúnicas pertencem, geralmente, às seguintes categorias:


Mentores ou Guias Espirituais (Anjos da Guarda)

Espíritos Sofredores

Espíritos Mutilados

Espíritos Desorientados

Fanáticos Religiosos (Inimigos do Espiritismo)

Espíritos Intelectuais

Espíritos Obsessores ou Vingativos

Dirigentes das Trevas

Os Planejadores

Os Executores

Magnetizadores e Hipnotizadores (Magos e Feiticeiros)



COMUNICAÇÃO DE ENCARNADOS


Vale a pena esclarecer ao leitor que, em certas ocasiões, Espíritos de pessoas encarnadas também podem se manifestar em reuniões mediúnicas. A condição de estar encarnado não impede a alma de se comunicar. Afinal, a alma encarnada não deixa de ser um Espírito e, mesmo estando revestida por um corpo físico, isso não a impossibilita de se comunicar mediunicamente.


Allan Kardec, inclusive, chegou a suspeitar que algumas das mensagens recebidas durante as reuniões que frequentava fossem de Espíritos encarnados. Essa hipótese foi confirmada mais tarde pelos Espíritos que o guiavam em sua missão.


Mais à frente, em um capítulo subsequente, realizaremos uma análise mais aprofundada sobre essas comunicações. Por ora, vamos voltar ao tema central deste estudo.



QUALIDADES ESSÊNCIAIS Nas reuniões mediúnicas, encontramos uma grande diversidade de Espíritos, com características e estados de consciência variados. Cada um é assistido de acordo com suas necessidades e sua condição espiritual. Entretanto, uma regra se mantém inalterada: todos, sem exceção, devem ser tratados com paciência, respeito, compreensão e amor fraternal. Essas qualidades são essenciais para que o trabalho mediúnico seja realizado de forma eficiente e compassiva.

Embora o amor, a caridade e a benevolência sejam pilares dos verdadeiros espíritas e cristãos, essas virtudes não impedem que, em determinadas circunstâncias, os trabalhadores espíritas, encarnados ou desencarnados, adotem atitudes firmes e enérgicas. Isso porque o amor, a justiça e a disciplina caminham juntos, como elementos indispensáveis ao nosso crescimento espiritual e educativo.


Por fim, como nos relembra o Evangelho de Marcos na abertura deste texto, Jesus chama para si aqueles que precisam de cuidado e acolhimento, pois os que estão saudáveis não carecem de médicos. Essa premissa também fundamenta as reuniões mediúnicas, onde são acolhidos Espíritos em diversas condições de necessidade, que requerem socorro, amparo, esclarecimento ou orientação para prosseguirem em sua marcha evolutiva.



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 6: Aspectos Morais da Mediunidade

Pergunta 63: Quais são os principais tipos de Espíritos que costumam ser atendidos em uma reunião mediúnica?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.



 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


BÍBLIA DE JERUSALÉM. Marcos 2:17. 14ª impressão. Editora PAULUS, 2017.

MIRANDA, Hermínio C. Diálogo com as Sombras. FEB Editora, 2018.

Comments


© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page