top of page

28. Qual tipo de alimentação é considerado ideal para o médium?

A respeito desta temática, trazemos a sabedoria do Espírito Miramez, por meio da obra Médiuns (psicografia de João Nunes Maia), que nos ilumina ao dizer que os dons espirituais não têm nada a ver com a alimentação. Ou seja, comer este ou aquele alimento não irá ampliar ou reduzir a capacidade medianímica de ninguém.

Imagem colorida e de alta resolução de Allan Kardec, com um fundo escuro semelhante a uma lousa escolar. A imagem destaca o retrato de Kardec em um estilo detalhado e nítido.
A alimentação interfere no desenvolvimento da mediunidade?

Na mesma obra, Miramez afirma que se o corpo físico tem papel determinante perante a mediunidade, é preciso, então, que ele esteja em plena ordem. Sendo assim, para que o aparelho físico atenda com maestria o processamento mediúnico, é preciso estar com todas as suas peças em pleno funcionamento e para isso, a alimentação é de suma importância.


O autor espiritual, na obra acima citada, ensina-nos que a alimentação do médium deve ser escolhida por ele mesmo. Para tal, o medianeiro precisa ter consciência de comer para viver e não viver para comer, buscando o equilíbrio, o bom senso e fugindo da gula. No caso da gulodice esclarece-nos que o excesso de comida retarda o raciocínio, diminuindo o rendimento do médium em seu labor.



DIETAS ESPECIAIS?


Comumente encontramos alguns autores espíritas, encarnados e desencarnados, impondo receitas e diretrizes alimentares que devem, indiscutivelmente, ser seguidas por todos os médiuns e trabalhadores em dias de reunião. Recomendam-nos a abstenção de carnes, chocolates, café e alimentos gordurosos, além de horários específicos para cada alimentação.


Com base nessas afirmações impositivas, Miramez adverte-nos ao dizer que seguir regras de escritores ou Espíritos fanáticos é desapropriar-se das próprias convicções.


Em suma, a alimentação do médium deve ser de acordo com a sua disposição orgânica e psíquica, atendendo as suas necessidades físicas. Como cada pessoa possui necessidades alimentares diferentes, o que funciona para um pode não corresponder ao outro.



ALIMENTO FÍSICO E MENTAL


Além do alimento físico, é preciso também o cuidado com o alimento mental, isto é, o tipo de energia que ingerimos através do pensamento, principalmente o ódio, a inveja, o ciúme, a vaidade e tantos outros sentimentos inferiores.


Portanto, a alimentação ideal para o médium é aquela que supre as necessidades do seu organismo físico, saciada no bom senso e equilíbrio. É aquela que foge da gula em todas as suas sutilezas e têm como tempero os bons pensamentos e os sentimentos nobres. Na dúvida, o caminho do meio é sempre o mais aconselhável em todos os setores da nossa vida.



 


Texto extraído do livro Mediunidade com Kardec de Patrick Lima.

Capítulo 3: Prudência Mediúnica

Pergunta 28: Qual tipo de alimentação é considerado ideal para o médium?

Como citar: LIMA, Patrick. Mediunidade com Kardec. Poverello Edições, 2023. 1ª ed.

 


 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


MAIA, João Nunes (psicografia). Médiuns. Miramez (espírito). Fonte Viva, 19ª edição, 2017.

Comments


© 2023 Mediunidade com Kardec. Todos os direitos reservados.
Criado por Ganesha Soluções Digitais | mediunidadecomkardec@gmail.com
Voltar ao topo
bottom of page